O Pix é um tipo de pagamento que será oferecido por todos os bancos e instituições financeiras com mais de 500 mil clientes. E ele pode ser aplicado em diversas situações. Na hora de transferir dinheiro para outra pessoa, você poderá fazer um Pix em vez de fazer uma TED
Ao pagar uma conta, você poderá usar o Pix em vez de pagar o boleto.
Ou seja: o Pix é mais versátil que outros meios de pagamento usados atualmente, além de reunir as qualidades de todos eles em um só formato.
Por exemplo: TEDs e DOCs têm restrições de dias e horários, enquanto o Pix fica disponível o tempo todo; cartões de débito são um item a mais para carregar, enquanto o Pix é feito no celular; boletos se perdem e demoram para ser compensados, enquanto o Pix é instantâneo e o pagamento fica registrado imediatamente.
Quais as vantagens do Pix?
Todo mundo vem falando sobre a vantagem do Pix possibilitar pagamentos e transferências em até 10 segundos. Mas os benefícios vão muito além e podem facilitar o dia a dia dos brasileiros.
Sem essa de só poder fazer transferências em horário bancário ou aguardar 3 dias úteis para que o valor do boleto “caia” na conta. Com o Pix, dá para efetuar pagamentos a qualquer hora do dia (até de madrugada), todos os dias da semana (incluindo finais de semana e feriados) e ter a quantia compensada no mesmo instante – diferente de TEDs, DOCs e boletos.
QR Code: Quem faz um pagamento por Pix precisa apenas ler o QR Code gerado pelo recebedor ou estabelecimento. Isso pode ser feito a qualquer dia ou horário e ser completado em alguns segundos.
Chaves Pix: É o dado que será necessário para poder enviar um Pix a alguém – em vez de informar o banco, CPF, nome completo, número da agência e da conta, por exemplo. Para enviar um Pix, basta informar uma das chaves do recebedor.
Dados pessoais: Se preferir, você pode informar os dados do banco, CPF, nome completo, número da agência e da conta